Projeto Memorial Chinês
Um grupo de apreciadores da história, comerciantes e o município de Japeri no Rio de Janeiro, decidiram construir um memorial em homenagem aos ancestrais chineses que morreram na construção da linha férrea Pedro II , que hoje em dia está localizado no ramal Japeri, onde seria construída a rota comercial da época. Para lembrar a vida desses chineses que morreram, o memorial passa ser um templo espiritual e a nova edificação como centro de cultura e meditação os chineses moradores da região.
Para o novo projeto, se desenvolveu uma estrutura de construção linear que se encaixa organicamente no layout do terreno e é uma mediação entre as antigas estruturas de terra batida e os novos edifícios, todo projeto traz uma característica dos templos chineses. Foi pensado em espaços de convivência, espaços de meditações, espaço para suas orações e encontros, uma área externa com um lago trazendo um sofisticado e ao mesmo tempo originalidade da espiritualidade implantada por eles.
O espirito construtivo nasceu no compreender das culturas diferentes da nossa e assim, trazer uma forma de conexão Brasil e china através da história e do esforço dos chineses que se sacrificaram para levar o progresso ao interior do país, como forma de gratidão.
O Memorial foi idealizado para ser construído no município de Japeri no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Japeri
Projeto Memorial Chinês
Homenagem aos ancestrais