1/14

Projeto Praça Renovar

    Projeto de uma praça sustentável e acessível e com uma definição bastante ampla em um espaço público urbano livre de edificações e que constitua a convivência e a recreação para seus usuários no município de Barra de Piraí no Rio de Janeiro. Ocorreu a revitalização do espaço degradado por aproximadamente 86 anos, com a nova proposta englobou uma ciclovia, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, espaço para crianças, área de convivência e estacionamento de bicicleta.

      A praça pública e os jardins falam da condição urbana; é um lugar para o indivíduo, para um encontro informal, eventos, exposições e muito mais. Uma série de formas geométricas conforma os principais espaços paisagísticos: jardins, o bosque e a praça. Articuladas como paredes curvas e tons contrastantes no pavimento.

      Na forma de bancos e muros baixos, reforçam as geometrias da praça, incentivando os visitantes a usar o espaço como um local de reflexão e repouso. O projeto reconsidera a circulação de veículos, bicicletas e pedestres, com ênfase na experiência e acessibilidade dos pedestres como primordial. Hoje, a praça e os jardins em Barra do Piraí são a sala de estar do município, onde a vida urbana é mais colorida.

    Seguimos uma linha de jardim tropical, com flores, folhagens, diferentes cores, texturas e formatos. Para a harmonização da grande volumetria da praça usamos palmeiras rabo de raposa já adultas, entre outros.

Rio de Janeiro

Barra do Piraí

Projeto Praça Renovar

Espaços interativos e esportivo

86 anos de degradação

whatsapp-logo-icone - PNG - Download de