1/13

Projeto de

Restauração

   Desenvolvimento dos projetos executivos, auxiliando nos levantamentos de restauro e construção dos Laudos estruturais da Antiga Estação Ferroviária localizada no município de Barra do Piraí do estado do Rio de Janeiro. A estação consiste em mais de 4000 m², contando com 800 m² de casarão, e a outra parte que funcionara como museu, teatro e centro cultural da região.

   Inaugurada em 1864, foi a estação terminal do trem de subúrbio denominado popularmente como "Barrinha"; que operava até 1996 pela CBTU, quando a linha foi desativada e a estação deixou de realizar embarque de passageiros.

    O projeto da antiga Estação Ferroviária de Barra do Piraí contemplou o restauro e a reconstrução total da área interna - telhas, tijolos, madeiramento estrutural, argamassa de revestimento, piso, portas e janelas. Na área externa, será recuperada com novo piso, cercamento com alambrado, nova área de dejetos, postes de luz e uma iluminação monumental, que valoriza o restauro do prédio e destaca sua beleza estrutural. A partir de 2022, a estação será usada como centro cultural. O projeto cultural de Restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande foi patrocinado pela MRS Logística (concessionária de transporte de carga pela ferrovia), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Barra do Piraí.

Rio de Janeiro

Barra do Piraí

Projeto de Restauração

Estação com 4000m²

whatsapp-logo-icone - PNG - Download de