press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/29

Recuperação Estrutural Edifício Garagem

    Essa recuperação estrutural ocorreu no Centro do Rio de Janeiro em um edifício garagem com dezessete pavimentos com mais de 12000 m² de área a serem recuperadas estruturalmente, e essa medida de recomposição das estruturas de sustentação e concreto do edifício, passou a prevenir possíveis acidentes e prolongar a vida útil da obra.

   Recuperação estrutural exigiu adequação especificação dos procedimentos e materiais a serem utilizados no processo de recuperação.

       Partindo do princípio da localidade e do tempo da execução do edifico, sabemos que, alguns dos principais fatores que podem causar a degradação na estrutura podem ser tanto internos quanto externos, tais como a exposição maior a umidade como ambientes litorâneos ou, até mesmo, pelo fator do tempo, as estruturas devem apresentar prazo mínimo de vida útil de projeto é de 50 anos, de acordo com a ABNT NBR 15.575, Norma de Desempenho, mas podem ocorrer patologias que surgem antes desse prazo. Entre as principais patologias, podemos citar a corrosão de armaduras, trincas, fissuras entre outros.

        E foi exatamente essas principais patologias que ocorreram no edifício, onde foram feitos esse reforço e recuperação estrutural, como a recomposição de diversos pilares, vigas, lajes, telhados, impermeabilização das caixas d’agua, pintura de todo o edifício, recuperação dos pisos, diversas adaptações. Além, da elaboração do projeto arquitetônica em BIM e DWG.

Rio de Janeiro

Centro

Recuperação Estrutual 

12000m²

17 pavimentos

whatsapp-logo-icone - PNG - Download de