1/20

Projeto de Integração de Ambientes Comerciais

  Projeto de adequação e integração de ambientes compartilhados onde o pavimento inferior é um mercado e o superior uma academia, com sua área de execução de 1900 m² no município de Japeri no Rio de Janeiro.

     O projeto foi pensado a partir da localização do terreno que se enquadra no centro da cidade e a complexidade e a velocidade da vida cotidiana atual, com o aumento das horas de trabalho e a diminuição do tempo de descanso, levaram a um novo protagonismo dos espaços de exercício coletivo nas formas de vida urbana e a necessidade da otimização de tempo para os afazeres domésticos. Nestes lugares, os objetivos são vários e o tempo perde-se na indefinição de lazer e de oficio. Ao tempo do exercício sobrepõem-se o tempo de estar e o de conviver.

      Partindo desse pressuposto os espaços foram projetados para ser um espaço de socialização e convivência. O local precisou acomodar várias áreas funcionais, incluindo no primeiro pavimento uma cozinha, um balcão de atendimento, uma área de mercadorias e uma sala privada independente, já no segundo pavimento acomodou áreas funcionais para exercícios físicos uma pequena lanchonete com uma área de convivência externa através uma varanda na lateral do terreno. Na abordagem inicial do projeto, tentamos descobrir como criar um espaço único, distinto e requintado que ao mesmo tempo atendesse às demandas de um layout funcional. A abordagem geral envolve apresentar uma experiência visual completa baseado no zoneamento e na fluidez. Assim, os dois ambientes com suas funcionabilidades distintas se completam e se integram de uma forma fluida e correspondendo as necessidades do cotidiano.

Rio de Janeiro

Japeri

Projeto de Integração

Ambientes Comerciais

1900m²

whatsapp-logo-icone - PNG - Download de